Postagens em destaque

TAXA DE INSCRIÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO E DOUTORADO

 Informamos que, a partir da data de 30 de junho de 2014, após deliberação e aprovação pelo Colegiado em reunião ordinária, o Programa de Pós-Graduação em Clínica Cirúrgica da Universidade Federal do Paraná, assim como já fazem vários outros programas de pós-graduação stricto sensu da Instituição, passou a cobrar taxa de inscrição ao processo seletivo para os níveis de Mestrado e Doutorado. O pagamento se dará em fase prévia à finalização da inscrição do candidato, sendo realizado através de GRU – Guia de Recolhimento da União para a UFPR. A GRU e o respectivo Comprovante de Pagamento da Taxa passam a fazer parte do rol de documentos obrigatórios a serem apresentados no momento da incrição. Confira abaixo as orientações para se proceder ao recolhimento da taxa de inscrição que passam a compor o Anexo 3 dos editais de processos seletivos vigentes do Programa:

Orientações para Recolhimento de Taxa de Inscrição no Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Clínica Cirúrgica –  Mestrado / Doutorado

 01- Entrar no Portal SIAFI, na página da GRU – Guia de Recolhimento da União através do endereço:

 https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp

 ***Sugestão: recorte e cole o endereço acima para evitar erros de digitação.

 02- Informe dentro do campo Unidade Gestora (UG) o Nº = 153079

 03- Ao lado da Unidade Gestora (UG) clique no campo para Gestão e selecione a linha = 15232 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

 04- Abaixo das informações anteriores selecione na lista de Códigos de Recolhimento APENAS o seguinte código = 28922-1 – SFIN SERVIÇOS EDUCACIONAIS  e clique em “AVANÇAR” para mudar de página.

 05-  As opções realizadas na página anterior aparecerão nesta página, no alto, em verde.

Siga preenchendo obrigatoriamente os seguintes campos na sequência:

Número de Referência =
Para Mestrado = 151583
Para Doutorado = 151584

Competência = Preencher com mês e ano atuais no formato: mm/aaaa

CNPJ ou CPF do Contribuinte = Preencher APENAS com os números do seu CPF

Nome do Contribuinte / Recolhedor = Digitar nome completo em maiúsculas

(=) Valor Principal = Digite para Mestrado = 200,00 e para Doutorado = 300,00

(=) Valor Total = Repita o valor informado no Valor Principal

 06- Mantenha a opção: Geração em HTML (recomendada) no próximo campo e clique no botão azul: Emitir GRU

 07- Confira os dados da GRU emitida; corrija utilizando o botão azul: Voltar se for o caso; imprima a GRU e pague exclusivamente no Banco do Brasil.

 08- Anexe a GRU e o Comprovante de Pagamento fornecido pelo banco aos documentos necessários à inscrição no Processo Seletivo.

DISCIPLINA – ANÁLISE DE DEFESA DE TESE/DISSERTAÇÃO

Informamos ao Corpo Discente do Programa (Mestrado e Doutorado) as modificações para os créditos da Disciplina de ANÁLISE DE DEFESA DE TESE/DISSERTAÇÃO – Código MC 0717:

A Disciplina se desenvolverá durante cada ano do mestrado ou do doutorado, correspondendo a 03 (três) créditos.

A principal modificação será a análise presencial a ser realizada pelos alunos da disciplina durante as sessões de defesa de Mestrado ou Doutorado do Programa – novas defesas serão anunciadas neste site e os alunos formais serão comunicados por email . Para esta tarefa foi desenvolvido um Modelo de Relatório de Defesa de Tese/ Dissertação – arquivo PDF disponível em “Formulários”. Os alunos deverão imprimir este formulário, trazê-lo no dia das defesas que pretendem computar para esta atividade e preenchê-lo devidamente, durante e imediatamente após a sessão de defesa, entregando-o na secretaria do Programa no mesmo dia da defesa. Não há nenhum trâmite burocrático adicional para matrícula na disciplina.

A cada ano o crédito desta disciplina será atribuído aos alunos que tiverem seus relatórios e outras atividades aprovadas pelo docente responsável da disciplina. O número mínimo anual de defesas presenciais para validar os créditos desta disciplina serão quatro (4) defesas de dissertações ou teses, sendo que para o aluno de doutorado, duas (2) dessas devem ser obrigatoriamente defesas de tese de doutorado.

Mantenham-se informados sobre o agendamento de defesas e programem-se para poderem obter os créditos.

.

Prof. Dr. Jorge E. F. Matias
Coordenador do Programa

 

 

 

 

ASSESSORIA ESTATÍSTICA PARA PESQUISA

O Laboratório de Estatística Aplicada (LEA) do Departamento de Estatística da  UFPR oferece assessoria estatística a pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal do Paraná e em outras instituições de ensino e pesquisa, contando com o envolvimento de professores e alunos do curso de Estatística,  parceria e recursos da  Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEC juntamente com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE

Os serviços prestados pelo LEA são voltados a todas as áreas que necessitem de orientação estatística, proporcionando auxílio em:

  • Formulação e validação de Questionários;
  • Delineamento amostral e dimensionamento de amostras;
  • Planejamento de experimentos;
  • Coleta e tratamento de dados.

E a realização de análises estatísticas mais elaboradas como:

  • Técnicas de análise multivariada;
  • Séries temporais;
  • Controle estatístico de qualidade;
  • Métodos de regressão;
  • dentre outros

Leve sua dúvida – http://www.lea.ufpr.br/