— — Histórico

O Programa de Pós-graduação em Clínica Cirúrgica da UFPR foi o iniciador da pós-graduação stricto sensu dentro do Departamento de Cirurgia da Instituição, quando da abertura de sua primeira turma de Mestrado Acadêmico em 1978, devidamente credenciado pela CAPES. Em seus primeiros anos de atividade, o Programa teve uma alta concentração de alunos oriundos da própria Universidade e do Departamento, buscando titulação que outrora só existia extra muros.

Com o sucesso do Mestrado Acadêmico, cerca de uma década depois, o Programa lançou seu Doutorado, reconhecido e credenciado pela CAPES em 1990. Novamente, após uma demanda por titulação concentrada em profissionais da Instituição, a atividade docente do Programa passou a caracterizá-lo como polo estadual e regional de formação de pesquisadores nas variadas áreas da Cirurgia.

Nessa trajetória, seguiu-se o momento em que o Programa se tornou multiprofissional com respeito ao seu alunado, realizando a abertura das portas a outras profissões tais como odontólogos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, etc.

O reconhecimento da comunidade acadêmica ficou atestado regionalmente pela realização de MINTER – Mestrado Inter institucional com a FURB (Fundação Universidade Regional de Blumenau) em 2000, e, nacionalmente pela realização de outro MINTER com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 2004.

Hoje, após 443 dissertações e 192 teses, o Programa prossegue em sua missão desafiadora que é a de, dentro de uma plataforma de amplitude departamental com docentes de várias especialidades, buscar ainda mais qualidade na formação de recursos humanos para pesquisa aplicada à área da Cirurgia.